segunda-feira, 13 de julho de 2009

Princípios fundamentais da abordagem Tap Therapy

Não só nos seres humanos, mas em todos os sistemas existentes no universo, uma eventual disfunção em alguma parte dos mesmos, tem repercussões em todos os restantes componentes.

No caso específico do ser humano, para além da disfunção em si, é preciso ter em conta muitas outras variáveis externas que o influenciam, estamos a falar de estímulos psico-sociais, físicos, de conduta, emocionais e mentais que como é óbvio terão alguma influência (seja ela positiva ou negativa) no corpo, mente e espírito do paciente.

O terapeuta ao verificar e comprovar com o paciente as alterações que provocam o desconforto, deverá avaliar de forma completa e integral todos os aspectos anatómicos, fisiológicos, psicológicos e de conduta, tendo em conta que são todos interdependentes.

O Tap Teraphy é sem dúvida um acelerador do poder de auto-regulação, auto-cura e manutenção básica da saúde. Desta forma o que podemos conseguir através desta prática é que alguma disfunção seja rapidamente corregida, dando lugar a um alívio imediato entre os 50% e os 70% do sintoma, acompanhando de forma segura em direcção à cura. O Tap Therapy é uma terapia natural e não utiliza nenhum tipo de medicação homeopática ou química, não é agressiva (pelo contrário, o toque resulta em muitas ocasiões, bastante agradável), podendo considerá-la a todos os efeitos sem qualquer contra-indicação. É uma terapia muito subtil e o paciente deverá ter em conta que para resolver um determinado problema em alguns casos poderá ser necessário um diagnóstico e um tratamento com atenção médica complexa, requisito que o Tap Terapist não pode cumprir por si mesmo, aconselhando então o paciente a dirigir-se ao centro médico multidisciplinar para avaliar eventuais tratamentos como manipulação osteopatica, intervenção cirurgica, medicação farmacologica convencional etc...

A Tap Theraphy entende o paciente como uma entidade corpo, mente e espírito. Mantém o seu foco num objectivo, melhorar a qualidade de vida e independentizar o paciente, dando particular destaque a uma abordagem que permita entender a importância da educação e responsabilidade do mesmo. A estimulação dos pontos através do Tapping terá finalmente a função de restabelecer a circulação de energia, melhorando desta forma as funções mecânicas, neuro-circulatórias, linfática e metabólicas em geral.

Sem comentários:

Enviar um comentário