quarta-feira, 8 de julho de 2009

A importância da respiração na Tap Therapy

Quando temos um dia terrível e uma montanha de preocupações, torna-se absolutamente importante saber como diminuir rapidamente a nossa sensação de mau-estar. Aqui entra em campo a respiração, um instrumento fantástico que temos à disposição desde o nosso nascimento, mas que muitas vezes utilizamos apenas de forma automática, para sobreviver.
"Aprendendo a controlar a respiração, acabamos com todas as perturbações da mente e dos sentidos", afirma o médico David Frowley, autor de "Uma visão Ayurvédica da Mente," a cura da consciência.
O Dr. David Frowley ensina como mudanças subtis na inalação e na respiração podem contribuir para o alcance e manutenção de um estado psicológico marcado pelo bem-estar.

Na Tap Therapy a respiração, obviamente, tem um papel muito importante. Basicamente utilizamos quatro tipos de respirações:

1) inspirar pelo nariz e expirar pela boca, utilizando a barriga.
2) inspirar pelo nariz, suster a respiração durante alguns segundos (min. 5 max. 15) e depois expirar pela boca, utilizando a barriga.
3) inspirar pela boca e expirar suavemente pela boca, utilizando a barriga.
4) inspirar pelo nariz e expirar pela boca, utilizando o peito.

Durante toda a sessão o terapeuta conduzirá a forma de respirar do paciente. Se o Terapeuta não pedir uma respiração especial, devemos optar por uma que nos ajude a relaxar.

Em fim, respirar, é viver! A respiração é uma das nossas funções vitais mais importantes. É ela que oxigena o sangue e por conseguinte o cérebro. Ora podemos colocar a nossa respiração sob controlo consciente. Uma respiração ampla e distendida traz grandes benefícios ao corpo e ao espírito. Permite retardar o ritmo cardíaco, oxigenar melhor o sangue, acentuar as trocas celulares. No plano mental, acalma o espírito, torna-o mestre das suas emoções, acentua a concentração.

Sem comentários:

Enviar um comentário